10 bandas e artistas com músicas em finlandês para conhecer o idioma

10 bandas e artistas com músicas em finlandês para conhecer o idioma | FOTO: Marcelo Miranda Becker
Quer acostumar seus ouvidos ao finlandês? Experimente ouvir música! | FOTO: Marcelo Miranda Becker

Ouvir música é uma das melhores formas de se familiarizar com um idioma e praticá-lo. A tradução de letras, o ritmo e as melodias nos ajudam a aprender os sons e os significados de novas palavras, ampliando nosso vocabulário.

Na música, a Finlândia é reconhecida mundialmente como uma potência do metal, graças ao sucesso de bandas como Nightwish, Sonata Arctica e Stratovarius, entre outras. Mas como quase todos os artistas que atingem o mainstream global compõem suas músicas em inglês, pode ser um tanto difícil entrar em contato com o idioma finlandês.

Por isso, separamos 10 bandas e artistas que cantam em finlandês para você conhecer o idioma. São músicas que ouvimos ao longo do último ano morando na Finlândia e que nos apresentaram a uma gama variada de estilos musicais.

É importante destacar, porém, que a lista não reflete um ranking, nem do ponto de vista da popularidade dos artistas na Finlândia, tampouco de nossa preferência. Confira!

1. Apulanta

Fundada em 1991 na cidade de Heinola, a banda de rock alternativo é uma das mais bem-sucedidas da Finlândia, com mais de 20 singles atingindo o topo das paradas do país. Liderada por Toni Wirtanen (vocal e guitarra), a Apulanta também é composta por Sipe Santapukki (bateria e vocais) e Ville Mäkinen (baixo).

Uma de suas músicas mais famosas é Valot pimeyksien reunoilla (“Luzes nas bordas da escuridão”, em tradução livre), cujo primeiro verso alerta: “Não acredite nas músicas, elas fazem de você um sonhador”. Assista ao clipe abaixo:

Daí em diante, Wirtanen reflete sobre o sentido da vida e a esperança frente às adversidades, como no refrão:

Kaikki loputon kauneus kaikki järjettömyys
Kaikki ruoskivat toiveet
Kaikki päättämättömyys
Ovat lopulta tarkoituksen palasia
Osa arvoitusta

Valot pimeyksien reunoilla

Toda beleza infinita, todo absurdo
Todos os desejos dolorosos

Toda indecisão
No final são peças do significado
Parte do enigma

As luzes nas bordas da escuridão

Outra música da Apulanta que vale conhecer é Agressio (“Agressão”). Embora não tenha o mesmo sucesso da anterior, é uma das nossas canções favoritas, graças ao riff empolgante de guitarra e o refrão chiclete que abre com: “Oh-oh-oh, agressão! / Deixe para lá /Antes que isso leve a algo estúpido”.

Ouça Apulanta no Spotify, na Deezer, na Apple Music ou no YouTube.

2. Käärijä

Um dos queridinhos do momento, Käärijä tomou a Europa de assalto em 2023, durante a final do Eurovision. Apesar de ter perdido o concurso europeu de canções originais para Loreen, a candidata da Suécia, o artista finlandês foi quem recebeu mais votos do público, demonstrando a grande popularidade da mistura pouco usual de rap, metal industrial e eurodance que embalou seu hit Cha cha cha.

Famoso pelo bordão “It’s crazy, it’s party!” (“É loucura, é festa!”) repetido em todas as suas entrevistas, o rapper finlandês conquistou o público com uma apresentação animada por coreografias desengonçadas e seu bolero verde neon. Assista:

Como se poderia presumir pelo nome da música, Cha cha cha tem como tema uma noite na balada. Contrastando com um instrumental pesado, a letra evoca sensibilidade. Nela, Käärijä narra as dificuldades de alguém que, após um dia estressante, apela para o álcool para vencer a timidez e finalmente se jogar na pista de dança:

Nyt lähden tanssimaan
Niinku cha-cha-cha
Enkä pelkääkään tätä maailmaa
Niinku cha-cha-cha
Kun mä kaadan päälleni samppanjaa


Agora eu vou dançar
Como em um cha cha cha
E eu não tenho mais medo desse mundo
Como em um cha cha cha
Quando eu derramo champanhe em mim


Antes do sucesso no Eurovision, Käärijä adotava um visual mais “comportado”. Em vez do icônico bolero neon, o rapper de Vantaa vestia um terno amarelo. O maior hit dessa fase é Mic Mac, cujo nome é uma referência a uma fabricante de jeans finlandesa que foi febre entre os jovens entre as décadas de 1970 e 1990. Na letra, enquanto aguardava uma fornada de pullas fresquinhas na casa de sua avó, o narrador encontra um álbum de fotografias que traz à tona memórias de sua juventude.

Assista ao clipe de Mic Mac:

Ouça Käärijä no Spotify, na Deezer, na Apple Music ou no YouTube.

3. Kuumaa

O grupo pop surgiu em Helsinque em 2016, tendo como integrantes Johannes Brotherus (vocal), Jonttu Luhtavaara (bateria), Aarni Soivio (baixo) e Okko Saastamoinen (teclados). A banda ficou em terceiro lugar na seletiva nacional que coroou Käärijä como o representante da Finlândia no Eurovision 2023.

A música inscrita no concurso se chama Ylivoimainen (que entre seus significados tem o sentido de arrebatador ou arrebatadora, já que as palavras finlandesas não têm distinção de gênero). Diz o refrão:

Vaikka tää on loputon moottoritie
Mä tuun vaikka juosten jos sun luo se vie
Tuun yli aidan ja portaiden
Koska sä oot ylivoimainen
Ku ei oo mitään muuta enää kun sä
Mul on hajalla kengät ja palaa sydän
Sä oot ainoa merkki mun kartalle
Koska sä oot ylivoimainen


Mesmo se esta for uma estrada infinita
Eu vou até correndo se isso me levar até você
Eu vou subir cercas e escadas
Porque você é arrebatador(a)
Não resta nada para mim além de você
Meus sapatos estão em frangalhos e meu coração em chamas
Você é a única marca no meu mapa
Porque você é arrebatador(a)

Assista à apresentação de Kuumaa na seletiva finlandesa do Eurovision 2023:

Ouça Kuumaa no Spotify, na Deezer, na Apple Music ou no YouTube.

4. Egotrippi

O quinteto liderado por Mikki Kauste (vocais e teclados) começou a se apresentar em 1993, mas atingiu seu auge na década seguinte, com o single Matkustaja (“Viajante”). Na canção, Kauste narra a jornada de um(a) viajante solitário(a):

Yöllä linja-autossa
Yksi väsynyt matkustaja
Huuruisesta ikkunasta
Katsoo vaihtuvat maisemat
Laskee vastaantulijat
Pysäkit kun ohi vilahtavat
Tietäen niistä mikä tahansa oisi voinut olla
Se oikea


À noite no ônibus
Um(a) viajante cansado(a)
Por uma janela embaçada
Olha a mudança da paisagem
Conta as pessoas que passam
A cada parada
Sabendo que qualquer uma delas
Poderia ser a certa

Assista ao clipe de Matkustaja:

Ouça Egotrippi no Spotify, na Deezer, na Apple Music ou no YouTube.

5. Olli Halonen

Natural de Kuopio, Olli Halonen começou sua carreira como baterista da banda Satin Circus, até estrear como artista solo em 2019. Dois anos depois, lançou aquele que é o seu grande hit, Pohjola (“Norte”). Misturando influências da country music com uma batida eletrônica, a música retrata com bom humor o povo finlandês:

Ja me huudetaan
Et antaa tulla vaan
En mä pakkasta pelkää
Ei se pysty mun Corollaan
Välil kaadutaan
Mut aina noustaan uudestaan
Se on siunaus ja kirous
Että synnyttiin Pohjolaan


E nós gritamos:
“Pode vir!”
Não tenho medo do frio
Ele não é páreo para o meu Corolla
Nós às vezes caímos
Mas sempre nos reerguemos
É uma bênção e uma maldição
Ter nascido no Norte

Assista ao clipe de Pohjola:

Ouça Olli Halonen no Spotify, na Deezer, na Apple Music ou no YouTube.

6. Huora

A banda de punk rock radicada em Tampere tem um nome que pode chocar os mais conservadores: huora, em finlandês, significa “vadia”. Fundada pelo guitarrista Paavo Pekkonen em 2013, a banda tomou forma com a entrada da vocalista Anni Lötjönen, assim que ela retornou de um mochilão pela América do Sul.

Uma de suas músicas mais famosas é Pyörällä Baariin (“De bicicleta para o bar”), que tem como pano de fundo o consumo excessivo de álcool. “Por que isso sempre acontece comigo?”, questiona Anni no refrão.

Assista ao clipe de Pyörällä Baaariin:

Ouça Huora no Spotify, na Deezer, na Apple Music ou no YouTube.

7. Popeda

Os veteranos do punk rock são uma das bandas mais longevas ainda em atividade na Finlândia. Formado em Tampere na década de 1970, o grupo liderado pelo vocalista Pate Mustajärvi lançou seu maior sucesso em 1985, intitulado Kuuma Kesä (“Verão quente”). Para aqueles que só conseguem associar a Finlândia ao frio e acreditam que o país tem 365 dias de inverno por ano, a letra pode apresentar uma nova perspectiva:

Pojat rannalla kulkevat ylpeinä
Se naisia naurattaa
Aurinko selkää polttaa
Jään sisältä sulattaa
On pitkä kuuma kesä
Ja mä aion elää sen


Garotos caminham orgulhosamente nas praias
Fazendo as mulheres rirem
O sol queima as costas
O gelo derrete por dentro

É um longo e quente verão
E eu vou vivê-lo

Assista à apresentação ao vivo de Kuuma Kesä:

Ouça Popeda no Spotify, na Deezer, na Apple Music ou no YouTube.

8. J. Karjalainen

Outro pioneiro do rock finlandês, Jukka Tapio Karjalainen tem uma longa lista de hits lançados desde a década de 1980. Ao longo dos anos, J. Karjalainen experimentou diferentes sonoridades e nunca ficou preso a um único estilo. Essa, aliás, também parece ser a tônica da letra de Mennyt mies (“Homem do passado”), um de seus singles mais populares no streaming:

Sitten kerran kun avaat radion
Kuulet kumman tuttua, kaunista
Jonka luulet, oot kerran tuntenut
Jonka luulit, oot voinut unohtaa

Mennyt mies
On historiaa


Então quando você liga o rádio
Você ouve algo familiar, belo
Aquele que você achava que conhecia
Aquele que você pensou que talvez tivesse esquecido
O homem do passado
É história

Assista ao clipe de Mennyt Mies:

Ouça J. Karjalainen no Spotify, na Deezer, na Apple Music ou no YouTube.

9. Dingo

A banda de pop rock finlandesa teve um sucesso meteórico no país entre os anos de 1984 e 1986, fenômeno que ficou conhecido como Dingomania. Com Pertti Neumann nos vocais, o grupo se separou no auge do estrelato, retornando apenas anos mais tarde. Sua música mais famosa é Levoton Tuhkimo (“Cinderela Inquieta”), nome que também intitula um documentário que narra a trajetória da banda.

Na música, a “Cinderela Inquieta” é retratada como alguém que vive à espera de um conto de fadas e se fecha às oportunidades de encontrar o amor.

Ja elämä on
päivästä päivään
vieraiden pilkkaa sinullekin
Päivästä päivään
Levoton Tuhkimo
tekee itsestään marttyyrin


E para você a vida é
Dia após dia
A zombaria de estranhos
Dia após dia
A Cinderela Inquieta
Faz de si um mártir

Assista ao clipe de Levoton Tuhkimo:

Ouça Dingo no Spotify, na Deezer ou na Apple Music.

10. Paula Koivuniemi

Dona de uma das vozes mais marcantes da música finlandesa, Paula Koivuniemi embalou muitas gerações em sua extensa carreira, a partir dos anos 1960. Em 2022, após anunciar que deixaria os palcos, Paula foi agraciada com o Pro Finlandia (uma das maiores honrarias do governo finlandês a artistas) pelo conjunto de sua obra.

A música mais popular de Paula Koivuniemi nas plataformas digitais é Sata kesää, tuhat yötä (“Cem verões, mil noites”), um cover de (Boogie Woogie) Dancin’ Shoes, de Claudja Barry. Diz o refrão:

Sata kesää tuhat yötä ainakin
Tahdon kanssasi sun
Sata kesää tuhat yötä valvoisin
Luona rakastetun
Sata kesää tuhat yötä kaikkineen
Oisit mun omanain
Sata kesää tuhat yötä rakkauteen
Missä milloinka vain


Cem verões, mil noites pelo menos
Eu quero com você
Cem verões, mil noites eu ficaria acordada
Com meu amor

Cem verões, mil noites ao todo
Você seria meu
Cem verões, mil noites por amor
Em qualquer lugar, a qualquer hora

Assista a uma apresentação ao vivo, com um medley de Sata kesää, tuhat yötä e Romantiikkaa:

Ouça Paula Koivuniemi no Spotify, na Deezer ou na Apple Music.

Siga-nos nas redes sociais

Já segue O que a Finlândia tem no Instagram e no Facebook? Por lá, você fica por dentro de todas as nossas novidades, com conteúdos exclusivos e muita interatividade. Vem com a gente!


Leave a comment